Estarão todos estes conceitos (comunicação, informação, entropia, redundância e ruído) relacionados com a prática profissional de comunicação entre os professores e alunos?


No dia-a-dia um professor é confrontado com todos estes conceitos, mesmo sem dar por isso. É necessário ter atenção a todos eles para que a nossa comunicação seja o mais possível clara e perceptível para os nossos alunos. Nós professores (emissor) muita das vezes temos uma mensagem que queremos passar, mas a qual por diversos factores (ruídos) não chega aos alunos (receptor), pelo menos da maneira como deveria e gostariamos que chegasse. É através do feedback (testes, respostas dos alunos, expressões faciais, etc) que conseguimos detectar se houve ou não falha no processo comunicativo. Na sala de aula a maior parte das vezes este ruído é o próprio barulho que os alunos fazem. E o que é que nós fazemos? Entre outras coisas, recorremos à redundância, ou seja repetimos tudo o que anteriormente haviamos dito.


Educar é transmitir/comunicar informação/conhecimento ao outro. Para que tal aconteça, além de recorrermos à redundância (repetir, dizer por outras palavras), utilizamos gestos e expressões corporais para reforçar toda a comunicação verbal.


Para abordar um tema, requeremos muitas vezes à entropia, geramos o caos, a dúvida nos alunos, através de um debate no qual o professor lança um tema e os alunos expõem e discutem as suas ideias. Esta é uma maneira onde a comunicação costuma ser bastante positiva uma vez que os alunos estão atentos e sentem-se activos em todo o processo.


Saber gerir, utilizar, compreender todos estes conceitos torna-se então imprescindível para o sucesso de um professor.

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