Este blog foi criado para a disciplina de Teorias e Modelos da Comunicação da pós-graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) do Instituto Piaget. Tem como objectivo elucidar sobre temas relacionados com a comunicação, através da exposição de trabalhos desenvolvidos nesta disciplina. É um blog interactivo, com o objectivo de melhorar e complementar o trabalho nele exposto.


A comunicação é algo de essencial para a sociedade.

Uma boa comunicação é ferramenta essencial para qualquer profissional desempenhar com maior qualidade a sua função. Exemplo disso são pessoas que embora sabendo muito, conhecendo a teoria toda, não conseguem transmitir o seu conhecimento de uma maneira perceptível para o outro lado. A estas pessoas falta o "dom de comunicar".

A comunicação desempenha assim um papel fundamental no desempenho da nossa profissão, mas esta faz toda a diferença antes de conseguirmos o nosso emprego, na própria entrevista de trabalho. Um entrevistado que apresente facilidade em comunicar, capacidade de se expressar bem vai ficar em vantagem quando comparado com outro que não tenha essa facilidade.

Melhor que uma comunicação perfeita é uma convicção perfeita daquilo que procuramos comunicar. Ralph Emerson escreveu "aquilo que voçê é soa tão alto que mal posso ouvir o que voçê diz."


O segredo ...
A comunicação eficaz é um processo que temos que desenvolver e não um discurso qualquer bem elaborado. Nesse processo temos que investigar, perguntar, perceber a situação, as pessoas e o ambiente, para então adaptar a mensagem de forma a que esta seja compreendida pelo receptor, tendo em consideração todas as variáveis.